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Laboratório de Idéias

Sylvia Demetresco

Sylvia Demetresco é doutora em Comunicação Semiótica pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, Puc-PR. Com pós doutorado, em Semiótica no Instituto Universitário da França em Paris (Séminaire Intersémiotiqua au E.H.E.S.S. – I.U.F.). Parias 2004.

Professora do Curso “Universo de Luxo”, na Escole Supérieure de Visual Merchandising, em Vevey, na Suiça, em 2004/5/6/7. Palestrante na Jornada do Visual Merchandising em junho de 2006.

Professora convidada para o curso de Estudos semióticos da imagem e percepção através do olhar de um Visual Merchandising, no Ecole Supérieru de Commerce at de Marketing, Istec, no curso de Marketing do Luxo, em Paris, 2006 e 2007. Banca de sete teses de final de curso para o Istec em 2005.

Professor pós-graduação on-line de Marketing Sensorial, em Cultural de Moda, da Universidade Anhembi Morumbi e professora do curso de Pesquisa, Percepção e Compreensão de Visualidades na pós-graduação de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi, desde 2001 á 2007.

Professora convidada para o curso de Design Visual Merchandising na Universidade Veritas, em San José, Costa Rica de 2004 á 2005.

Atualmente reside em Paris, onde atua como consultora em vitrinismo.

Membro do UNIDCOM/IADE – FCT Fundação para a Ciência e tecnologia, Ministério da Ciência, tecnologia e ensino superior, Lisboa, Portugal;
Membro do conselho Técnico consultivo do MBA em Moda universitária Anhembi Morumbi;
Pesquisadora do Núcleo de Sociossamiótica da Pontifica Universidade de São Paulo;
Membro da U.D.O. , United Display Organization, Alemanha;
Membro da equipe editorial da revista internacional de visual Merchandising, Suiça Inspiratiom;
Professora responsável pela etapa Paris do Projeto Milano;
Banca examinadora para as escolas Vevery e para o Istec;
Professora convidada para o curso de pós-graduação de Criação e Gestão de Moda, UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí;
Professora de VM no IBMODA de São Paulo.
Jornalista do site Modabrasil, do site Brassilfashion, colaboradora do site Usefashion e da revista Lançamentos. Participou de vários congressos de Semiótica Visual na Pontifica Universidade Católoca PUC/SP, Kesael, Siena e Lyon.

Pesquisadora do núcleo de Sóciossemiótica na PUC/SP;
Professora do IBmoda, istituto Brasileiro de Moda;
Foi Coordenadora da de exposição em São Paulo: “Vitrinas” na Fenit, “Vitrinas em Vitrina” na Galeria Vitrine;
Percurso de uma vitrinista no shopping Anália Franco e na Bibilioteca da PUC/SP; Construção de encenações no shopping Anália Franco;
Homenagem à Jeen Marie Floch, o Percurso de uma vitrinista, percurso do trabalho durante anos de atelier ROLEX na Biblioteca da PUC/SP, 2002.
CBO – Classificação Brasileira de Ocupações – Participante para o enquadramento da profissõ de vitrinista, designer e visual Merchandising, com a UNICAMP, para Ministério do Trabalho e Emprego. Artigo 3751 :: Designers de interiores, de vitrines e visual Merchandising.

Continua com suas atividades como vitrinista para muitas empresas brasileiras e multinacionais. Montou vitrinas no exterior e foi responsável do atelier de vitrinas dos relógios Rolex em São Paulo no Brasil por 30 anos. Em São Paulo: Rhodia, Mapa Professionalle, Hp, Saint Gobain, Santa Mariana, Santista, Kraft Alimentos, Dow, Linguanotto, Bunge, Avon, Daihatsu, Toalheiro Brasil, Relógios Dumont, Haco, Fibra Dupont. Com sua empresa Vitrinage, em Portugal, realiza vitrines para Gant, Decenio e consultoria para Zoomarina, Expanor e Associação Comercial de Braga.

Administra palestras em várias escolas internacionais como as Escolas de comércio do Porto e Braga em Portugal de 2005 á 2008. Workshop na Escola de Design de Shangai, Raffles Design Institute – LaSele-DHU, em Abril de 2006.

Vitrinista de loja na Natura em Paris desde sua abertura em 2005/6/7.

Autora dos Livros

Tipologia e estética do Visual Merchandising. Ed. Estação das Letras e Cores, São Paulo, 2012.
CONSUMO: PRÁTICAS E NARRATIVAS. Org. K.Castilho. Ed. Estação das Letras e Cores, São Paulo, 2011.
PARIS CONFIDENCIAL. Guia de Paris, Ed. Estação das Letras e Cores, São Paulo, 2009.
ENTRE – VITRINAS – Tradução e prefácio, do livro do IFM (Institut Français de la Mode, Paris) de Françoise Scakrider, ed.Senac,SP, 2009.
REVISTA DOBRAS- artigos sobre vitrinas coordenação Kathia Castilho, ed. Estação das letras e cores, São Paulo, 2007/2008/2009/2011.
CORPO E MODA por uma compreensão do contemporâneo, org A.C. Alves de Oliveira e K. Castilho. Ed. Estação das letras, São Paulo, 2008.
46 LIVROS DE MODA- artigo VM, org. Camila Perlingeiro, Ed. Memória Visual, Rio de Janeiro, 2007.
MARKETING E MODA- de Marcos Cobra, Sobre VM. Ed.SENAC, São Paulo, 2007.
Novo Luxo – Gozo do Luxo. Artigo Grife Radicais e euforia ao extremo – com Marcelo Martins, Ed. Anhembi, São Paulo, 2006.
§ Vitrinas em Diálogos Urbanos. São Paulo, ed. Anhembi, 2005.
§ Vitrinas Entre Vistas: Merchandising Visual. São Paulo, ed. Senac, 2004.
§ Como Fazer Montras. Porto, ed. Orgal, 2004.
§ Congresso de Semiótica Visual, Lyon, Vitrinas: entre a tentação e a sedução, 2004.
§ Congresso de Visual Merchandising. Ed.Senac, São Paulo, Vitrinas na Mídia, 2004.
§ MODABRASIL – LINK PARIS – textos escritos em 2002/3/4/5/6.
§ Jornada do Visual Merchandising, em Vevey, na Suiça – Palestra – No Visual Merchandising, no seduction… no business, 2003.
§ Vitrina Construção de Encenações. São Paulo, Educ/Senac 2001(Indicação prêmio Jabuti, 2002).
§ Vitrinas em Paris – Cd Anhembi Morumbi 2002.
§ Revista Nexos – Vitrina: entre a sedução e a tentação – artigo, ano IV, n º 9, editora Anhembi Morumbi – 2º Semestre 2002.
§ Vitrina, Arte e Técnica. São Paulo, Endograf, 2000.
§ Centro de Pesquisa Sociossemiótica CPS – vários artigos – Efeitos de movimento: Mídia e vitrina viva, 2003; Uma louça portuguesa, 2002; Picasso em vitrina, 2001.
§ Vitrina, Teu Nome é Sedução. São Paulo, Pancrom, 1990.
§ Vitrina. São Paulo, Pancrom 1985.

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